segunda-feira, 4 de julho de 2016

Formas de ter uma casa mais saudável e menos tóxica

Acreditamos que quanto mais saudável o local que vivermos e o estilo de vida que levarmos, melhor, por isso fizemos uma breve pesquisa na internet e aqui está o resultado. Esperamos que vocês também possam usufruir desse conhecimento, buscar uma vida mais saudável e se souberem de mais coisas, nos ensinar. Vamos as formas:

UTILIZE VASILHAS DE VIDRO

Leite direto da vaca para a garrafa de vidro!
A vasilhas de plástico liberam substâncias aos pouquinhos que provavelmente vão nos intoxicar com o passar de muitos anos. Além disso é mais fácil lavar vasilhas de vidro! Abandonar o plástico, sempre que possível, é uma forma de ter um ambiente menos tóxico a sua volta.

UTILIZE UM FILTRO DE CARVÃO ATIVADO

Não importa de onde a água venha, você não tem garantias da qualidade dela. O carvão ativado tem uma capacidade extraordinária de reter moléculas que não as da água. Se você compra sua água ou utiliza água do sistema público, mais importante ainda. Se você capta sua água na natureza (como será o nosso caso) a importância está principalmente em evitar micro-organismos nocivos.

EVITE UTILIZAR PLÁSTICO FILME PVC

No Brasil, infelizmente, ainda não temos os plásticos filmes de materiais biodegradáveis, apenas os clássicos PVC, que são feitos de um derivado do petróleo que pode impregnar na comida. A alternativa mais básica seria envolver a comida com um pano mesmo ou colocar dentro de vasilhames de vidro.

NÃO UTILIZE VENENOS PARA INSETOS

Todos eles são venenos e todos se acumulam no seu corpo. Coloque telas na casa, invente alternativas, mas evite de todas as formas os venenos para insetos!

UTILIZE MAIS O ASPIRADOR DE PÓ

Além de combater eficazmente todo o pó e o ácaro que se acumula pela sua casa, o aspirador de pó tem a habilidade de sugar partículas tóxicas que são liberadas, como por exemplo, os retardantes de chama que estão em quase todos os eletrônicos - TV, computadores, relógios, etc - e espuma de poliuretano - travesseiros e colchões - esses retardantes são tóxicos, liberados lentamente no ambiente e se acumulam no organismo. Melhor forma de vencê-los? Aspirador de pó!!!

EVITE OS PERFUMES DE AMBIENTE

A maioria deles possuem acetaldeídos, que são cancerígenos, precisa dizer mais?

NÃO TENHA CORTINAS DE VINIL (NEM PISOS DE VINIL)

Já reparou no cheiro forte que essas cortinas tem logo que você tira elas da embalagem a primeira vez? Essas cortinas são feitas de PVC. Um estudo mostrou que essas cortinas liberam cerca de 108 compostos orgânicos voláteis, muitos dos quais podem causar danos ao fígado, sistema nervoso central, aparelho respiratório e reprodutivo. Além disso elas possuem ftalatos e metais, altamente cancerígenos, com leis com restrições a eles nos EUA e Europa (nada no Brasil). Por isso expulse o vinil e o PVC da sua casa!!!

CUIDADO COM ÁGUA ENGARRAFADA


O mercado das águas engarrafadas é um caos! Nos EUA um estudo mostrou que 22% das marcas que engarrafavam água tinha contaminantes químico em níveis danosos a saúde. Imagine no Brasil!!!! Além disso contaminantes, como os ftalatos, podem ser liberados na água. Coloque um bom e velho filtro de barro na sua cozinha e quando for carregar água consigo, prefira garrafas de aço stainless.

NÃO TENHA TRAVESSEIROS SINTÉTICOS

Prefira os de pena de ganso! Todos os travesseiros sintéticos possuem muitos químicos danosos como éteres de difenila polibromados, diisocianato de tolueno e formaldeídos, para dizer apenas alguns. Além do tratamento com retardantes de chamas. Existem ótimas opções naturais para você passar oito horas por noite com a cabeça enfiada!

CUIDADO AO ESCOLHER DESODORANTES

A grande maioria dos desodorantes possuem parabenos, ftalatos, triclosanos e alumínio. Se puder evitá-los ou buscar alternativas naturais, melhor.

CUIDADO COM OS AMACIANTES

A maioria deles também estão cheio de substâncias nocivas que vão impregnar na sua roupa. Existem algumas alternativas, pesquise no Google!

NÃO UTILIZE O FORNO ACIMA DE 315 GRAUS CELSIUS

Essa temperatura faz libertar fumaças tóxicas. Para se ter uma ideia em países desenvolvidos há uma grande documentação sobre a morte de pássaros de estimação que ficavam dentro de casa por essa fumaça (para quem não sabe pássaros são muito sensíveis a gases tóxicos, pessoas que vivem próximas a vulcões costumam ter pássaros para terem um alerta, pois eles morrem logo no início das emissões de gases que antecedem uma erupção).

ESCOLHA UM COLCHÃO 100% NATURAL

É bem difícil encontrar um, mas existe os que são feitos 100% de látex natural. Todos os outros são cheios de retardantes de chamas. Se não tiver opção procure ter uma cobertura natural para o colchão, para evitar ficar oito horas com o corpo em contato com algo que está o tempo todo liberando substâncias químicas nocivas (já entendeu porque tanta gente tem câncer o tempo todo, né?)

ABRA AS JANELAS DA CASA

Como é fácil notar até aqui, dentro de casa é muito poluído. As compostos orgânicos voláteis sendo liberados todo o tempo e se você não abre a janela, eles ficam dentro de casa e ponto final. Estudos em países desenvolvidos demonstram que o ar é de 2 a 5 vezes mais poluído dentro de casa do que fora (claro que não deve ser o caso em São Paulo). Só para ter uma ideia, esses mesmos estudos mostram que há 20 a 200 vezes mais formaldeídos dentro das casas em bairros suburbanos que fora delas.

EVITE PANELAS ANTIADERENTES

Elas liberam uma fumaça tóxica quando superaquecidas (lembram do 315 graus célsius?). Tanto que já tem até um nome para a doença com sintomas parecidos com uma gripe que é causada por essa fumaça: FEBRE DA FUMAÇA DO POLÍMERO ou Gripo do Teflon (CID T59.9). Novamente há muitos relatos de morte de pássaros de estimação por essa fumaça.

EVITE PANELAS DE ALUMÍNIO

O alumínio é liberado quando utilizamos outro metal para mexer o alimento dentro dela, consumimos esse alumínio que é tóxico e cumulativo. Muitos estudos associam a cocção em panelas de alumínio com doenças degenerativas do sistema nervoso, como Mal de Alzheimer. Se não tiver como substituí-las imediatamente utilize apenas colheres de pau para mexer os alimentos dentro dela e não limpe usando palha de aço. Lembre-se: quanto menos raspá-la menos alumínio vai pra sua barriga.

EVITE MÓVEIS DE MDF

Mais um grande emissor de formaldeídos. A Consumer Product Safety Commission - CPSC - americana afirma que há grande liberação de formaldeídos nos primeiros dez meses da construção do MDF mas não há conclusão durante quanto tempo continua a liberação desse tóxico, portanto, retire o MDF da sua casa.

DRYWALL E TAPETES: REEMISSORES DE FORMALDEÍDOS

Exatamente isso: de todo o formaldeído liberado uma parte se fixa no drywall e nos tapetes, que passam a reemití-lo. Por isso da importância de aspirar os tapetes com frequência, ou evitar tê-los.

TENHA UMA CASA SECA E ENSOLARADA

Isso elimina ácaros e bactérias. Sem necessidade de maiores explicações.

TENHA PLANTAS DENTRO DE CASA

Elas ajudam a absorver substâncias tóxicas do ar. São filtros naturais. Pesquise as mais adequadas e aproveite!

MANTENHA O CARRO 100% DO TEMPO AO AR LIVRE

O carro libera muitas substâncias tóxicas e colocá-lo em uma garagem fechada em conexão com a casa é uma forma de suicídio lento. Entre outras coisas os combustíveis evaporam um pouco quando o carro está parado e é o suficiente para poluir o ar da sua casa. Portanto lugar de carro é no quintal aberto.

RETIRE OS ELETRÔNICOS DO QUARTO

Há muitos indícios que os campos eletromagnéticos possam interferir no corpo humano. Para quê testar se podemos evitar? Deixe celulares, TV, rádios, computadores, tablets, etc na sala. Quanto mais clean for seu quarto, melhor será seu descanso!

É difícil conseguir cumprir todos essas passos, mas podemos tê-los como objetivo. Esperamos com o passar do tempo conseguir deixar a nossa casa o menos poluída o possível!!!

P.S.: Matéria que saiu na BBC sobre os produtos perigosos que temos em casa.

2 comentários:

  1. Olá,
    dicas preciosas, tenho reaproveitado muito vidros e garrafas. Lembro que quando morávamos em Soidão nós aproveitávamos tudo. O papel das embalagens era ótimo para iniciar o fogo de manhã. As embalagens todas eram usadas. Naquele tempo quase não existia venenos. Como está a morada no campo?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anajá, tudo bem?
      Ainda estamos na transição da cidade para o campo. Estamos esperando o transporte da nossa casa de madeira para a nossa terra, que está previsto para esta quarta-feira! Esperamos que o tempo colabore. Obrigada pela visita e pelo comentário! Abraços!

      Excluir